Thursday, 21 May 2009

Chanda Mama... Chanda Mama.... Chanda Mama...

Elis, Adoniran e o Bexiga...

Se São Paulo preservasse seus casarões antigos em bairros como Mooca, Bexiga, Liberdade, Lapa teria vários pontos turísticos. Bom, não tenho conhecimento aprofundado pra entender as razões, porque acredito que, claro, alguém na administração municipal pensa como eu. Sempre é falta de grana. Uma pena!

Bom, mas vejam que vídeo espetacular eu encontrei... apertem o PLAY...

Fernando Meirelles e o Vicente...

Pessoal, neste sábado tem mais um documentário dirigo pelo meu estimado amigo Vicente Guerra. Não Percam!...



Fernando Meirelles protagoniza documentário na TV Cultura
A história do paulistano que ganhou notoriedade internacional é retratada na série Grandes Personagens Brasileiros, neste sábado (23/5), na TV Cultura

A vida e carreira de um dos mais importantes cineastas brasileiros ganha a tela da TV Cultura neste sábado (23/5), a partir das 21h40, no documentário inédito Fernando Meirelles, Um Certo Olhar, da série Grandes Personagens Brasileiros.

De arquiteto e urbanista, Fernando Meirelles veio a se transformar num dos cineastas mais reconhecidos no Brasil e no exterior. Uma espécie de “embaixador do cinema brasileiro”, esse paulistano começou com uma kombi e uma turma de amigos, importando equipamento direto do Japão, via Paraguai. Na TV brasileira, com o mesmo grupo de amigos, experimentou novas idéias e formatos. Foi para a publicidade e, finalmente, fez o que sempre quis: cinema.

Diretor de diversos filmes de sucesso, como Cidade de Deus e Ensaio sobre a Cegueira, Fernando Meirelles gosta mesmo é de novidades, de desafios. E isso pode ser conferido neste documentário inédito produzido pela TVi Televisão e Cinema, com direção de Laine Milan e Vicente Guerra.

A série
A cada semana, sempre aos sábados, Grandes Personagens Brasileiros exibe o perfil biográfico de importantes nomes da música, dança, cinema, televisão, artes plásticas, teatro e fotografia. Até agora, o público conferiu documentários sobre a vida e a obra de personalidades como Flávio Rangel, Henfil, Marika Gidali e Adoniran Barbosa.

Grandes Personagens Brasileiros
Exibição: aos sábados, às 21h30

Tuesday, 19 May 2009

Matéria sobre Londres no JORNAL HOJE

Achei essa matéria no site da Globo.com
Nossa é emocionante ver essas imagens da cidade. As dicas que deram no jornal são todas válidas.
Quanto à acomodação, se a pessoa não fala nada de inglês, realmente é super válido que more com estrangeiros. Se não quiser morar com uma família inglesa, ela pode procurar também por um quarto em alguma casa onde more outros não brasileiros. Mas tem que ter muita paciência, porque a diferença cultural às vezes é insuportável.
No começo eu pensava em me mudar logo e morar com estrangeiros, mas agora tô mais tranquilo quanto a isso. Pratico meu inglês na escola, no trabalho e no bar com os amigos. Bom, fiquem com essas imagens excelentes e essa ótima matéria sobre intercâmbio aqui em London, London... Agora com regras ainda mais rígidas pra concederem o visto de estudante.

Sunday, 17 May 2009

Falando em festivais...

A final do Eurovision rolou neste finde, não vou nem postar aqui o ganhador porque achei tudo péssimo.
Falar do Eurovision me fez lembrar dos festivais da canção produzidos na TV brasileira entre 1965 e 1969. Como já disse aqui, sou apaixonado por vídeos antigos, então, claro, já vi praticamente todas as músicas em filmes da época que pro nosso deleiteite estão na internet.
O meu festival preferido é o de 1967 quando Caetano ficou em 4° lugar com "Alegria, Alegria", Chico em 3° com "Roda Viva", Gil em 2° com "Domingo no Parque" e Edu Lobo e Marília Medalha em 1° com "Ponteio". Um verdadeiro privilégio pra quem estava no teatro no dia dessa final. Mas apesar do festival de 1967 ser o meu preferido, a minha música predileta é uma das campeãs do festival de 1966 com Jair Rodrigues interpretando "Disparada" de Geraldo Vandré e Theo Barros. Acho essa música fabulosa. De uma inspiração tremenda. O intérprete tem que ser bem ruim pra não me emocionar ao canta-la. Bom, vamos lá? Aperta o play e curte aí...

Saturday, 16 May 2009

Eurovision 2009

O Eurovision é um concurso anual de música que envolve todos os países europeus. Cada um dos países podem entrar no concurso concorrendo com uma canção. Se essa for a mais votada, certamente o grupo ou cantor que a interpretou além do prêmio do festival, fará também um grande sucesso por aqui com possibilidade de sucesso mundial.
Os europeus ficam insandecidos com esse concurso. Existem bares que fazem transmissão ao vivo, a la partida de futebol no Brasil, e a cidade que é escolhida pra sediar a disputa se dá muito bem, porque o turismo gerado pelo festival traz bastante dinheiro para a economia local.
Estou conhecendo as canções desse ano no youtube, porque alguns amigos já convidaram pra assistir. Vamos ver... Sabiam que o ABBA surgiu no Eurovision em 1974? Olha o vídeo aí...

Friday, 15 May 2009

Tocando pela PAZ...

PLAYING FOR CHANGE é um projeto musical on line que visa juntar músicos de todas as partes do planeta tocando por uma mudança que promova a paz mundial.
O projeto se iniciou em 2004 para perseguir o objetivo definido pela organização: "inspirar, conectar e trazer a paz pro mundo através da música". Os criadores do projetos viajaram mundo afora passando por lugares com Nova Orleans, Moscou, Zimbabue, Tibete e usando um estudio móvel gravaram artistas locais tocando a mesma música em seu próprio estilo local. A primeira música do projeto, STAND BY ME, começa com o músico de rua, Robert Ridley, dando o tom que será seguido e acrescentado pelos estilos próprios de outros músicos ao redor do planeta.
Apertem o play e deixem a boa música entrar.



Se quiserem, visite o site deles pra conhecerem outras músicas excelentes que eles tocaram:

Tuesday, 12 May 2009

Coisa mais linda e cheia de graça...



Gisele Bundchen esta ocupando 4 páginas do jornal The Independent de hoje. É um dos jornais mais importantes daqui. Rendem elogios à sua impressionante carreira que já dura 14 anos, ao fato de ser a modelo mais bem paga da história e a mulher mais rica do mundo da moda e do entretenimento. Falam também do "índice Gisele Bundchen", atraves do qual um economista começou a analisar as ações das empresas para as quais a Gisele trabalha. Todas essas empresas viram suas ações valorizarem muito acima do índice Dow Jones depois da lindona começar a fornecer-lhes o ar de sua graça. E, no caso da Victória Secret, as ações caíram depois que o contrato com a Gi terminou.

No Brasil poderíamos dar o exemplo da Colcci e da C&A que viram suas vendas explodirem depois de Gisele. Alguém lembra de quando a Colcci tinha aquele bichinho laranja horroroso?

A matéria começa assim:

"There are supermodels – and there is Gisele Bündchen. How did the girl from Brazil become the biggest star in fashion history? Harriet Walker unzips her extraordinary career"

Traduzindo: Existem supermodelos - e existe Gisele Bundchen. Como a garota do Brasil tornou-se a maior estrela na história da moda. Hurriet Walker evidencia sua carreira extraordinária.

O link pro site do jornal ta aqui: http://www.independent.co.uk/life-style/fashion/features/gisele-bndchen-the-charmed-life-of-the-megamodel-1683088.html

Monday, 11 May 2009

Celebrando a vida...

A fabulosa campanha publicitária da T Mobile continua a todo vapor em Londres.
Depois da dança em Waterloo, eles gravaram em Trafalgar Square, com 13500 pessoas cantando juntas o grande sucesso dos Beatles, HEY JUDE. O mais legal é que todas essas pessoas não sabiam exatamente o que iriam fazer na praça. Estavam preparadas até pra dançarem se fosse o caso. Descobriram na hora o que iriam fazer. O comercial já esta na TV e rolando nos vídeos cidade afora, como se fosse um karaokê pra gente cantar.
Ficou muito bacana... vamos ver agora o que vem pela frente... Life´s for sharing.



Essa campanha já começou a gerar similares mundo afora. Vejam o que um programa de TV promoveu na estação central de Antuérpia na Bélgica:



Adoro isso! Fiquei imaginando onde seria legal pra se fazer algo do tipo em Sampa. Talvez no Teminal Tietê, na Estação da Luz ou na Praça da Sé.

Wednesday, 6 May 2009

A ilha quadrada

Um dos meus comerciais brasileiros preferidos, são as peças da "Ilha quadrada" da Skol. Aquelas propagandas eram o máximo. Meus momentos prediletos: "Vamos catar coquinho???"



Claro que eu não ia deixar a Corrida de pedalinho de fora:



E as mocinhas fazendo trico na areia?



Basta chegar numa festa cheia de gente assim, que eu me lembro da ilha quadrada na hora...

O mundo Absolut.

Ontem fui ao cinema assitir "Is anybody there?". Filme bem legal do mesmo diretor de Litle Miss Sunchine. Programão. Antes de começar a sessão, vejo este vídeo da vodka Absolut que mereceu entrar pro Lanilondres.
"Em um mundo absoluto o dinheiro será substituído por atos de carinho."



Em um mundo absoluto, os vândalos farão coisas boas:



Se quiserem procurar no Youtube, basta procurar por In an Absolut World e verão a série completa.

O Rappa

1996: eu completava 18 anos e o O Rappa cantava Hey Joe.
Geração 90... Os "balanços" que tocavam no CD do Passa ou Repassa com Angélica... Tá começando a nostalgia 90´s.

Pra mim, O RAPPA é umas das melhores coisas do Brasil. Começo ouvindo uma, e quero ouvir todas as músicas. Hoje, por exemplo, to ouvindo desde que acordei. Se gosta como eu, aperta o play aí...



Não sei qual música d´O Rappa eu gosto mais. Mas com certeza, MAR DE GENTE é uma das favoritas:

Sunday, 3 May 2009

Lily Allen

Acho algumas músicas dela meio chatas, mas ela mandou muito bem nessa apresentação ao vivo e a musiquinha é boa... Gostei!

Saturday, 2 May 2009

Brasileiros e gripe suína...

Os sites brasileiros já começaram a lançar suas pérolas a respeito da gripe suína. Ri demais dessas peças...



Vai um jornalzinho aí... Basta escolher de qual país...

O jeito inglês

Uma mão pra dama, outra mão pra trás.
Um casal inglês andando na calçada da New Oxford Street:



Polidos, polidos, polidos...

Londres, antiga Londres....

Eu sou um apaixonado por filmes de época. Adoro as reproduções fiéis do cinema mundial do mundo antigo, histórias medievais principalmente. Visitando Roma que é um museu a céu aberto e agora visitando os museus londrinos, percebi como os produtores conseguem facilmente botar na telona EXATAMENTE o mobiliário, as roupas e até a forma de falar que se usava há milhares de anos atrás. Porque tá tudo ali, guardado, cuidado, escrito, pintado à disposição pra ser clonado.

Agora, imaginem vocês ter tudo isso filmado? Eu adoraria ver filmes antigos dos lugares onde vivi. Imaginem, um filme de 1899 de São Gonçaldo do Rio Abaixo??? Ou mesmo BH, Nova Lima, São Paulo...rs... enfim... Nunca vi, quem tiver, manda aí... Procurei na internet filmes antigos brasileiros e não achei praticamente nada. Em compensação, minha gente, ao procurar por Londres eu me deparei com várias filmagens, tem coisas até do fim do século XIX. Resultado? Passei horas assistindo todos...

Uma amostra pra vocês, uma filmagem de 1903:



So interesting!!!

Busking: cantando na rua...



Todos já sabem que Londres tem me fascinado em vários aspectos. Mas, arrisco dizer que o que eu mais gosto na cidade, é uma atividade que eles chamam de "Busking". Isso nada mais é do que cantores tocando e cantando nas ruas.
Onde mais me alegram?



Definitivamente, no metrô. Não tem nada melhor do que pegar os corredores lotados do metrô de Londres ouvindo uma musiquinha de ótima qualidade das partes mais variadas do planeta. Ontem mesmo, ouvi uma japonesa mandando muito bem na voz e violão.



Como os corredores subterrâneos do antigo metrô de Londres, são estreitos, aquele som se dissipa de tal forma e tem o grande poder de mudar o humor dos corações mais gelados que possam estar transitando por ali.



Busking é uma atividade regulamentada para a qual os profissionais precisam se registrar, atenderem a uma entrevista e aguardarem por ate 3 meses pra receberem uma licença que valerá por 6 meses. Depois disso podem tocar a vontade nas ruas e coletarem uns trocados. A prefeitura já deixam dermacados os locais onde eles podem trabalhar. Acho isso de uma dignidade e incentivo cultural formidáveis.



A minha alegria e o meu astral atingem o nível mais elevado de todos quando ouço os caras tocando músicas brasileiras. Canções como Águas de Março, Garota de Ipanema, Mas que nada e Ticotico no fubá eu já ouvi mais de uma vez... Abro um sorriso daqueles imediatamente.
E vocês acham que os músicos que tocam as nossas canções são todos brasileiros? Que nada! Já vi gringos dos lugares mais diversos executando nossas pérolas musicais no sax, teclado, violão, sanfona... Muito bom! Dá uma vontade de dar grana pra todos. E eles ganham bem passando o chapéu, sabiam? Li uma reportagem onde diziam que dá pra ganhar a partir de 200 libras por semana. Atingindo até 2 mil libras semanais.
Muito merecido!