Saturday 2 May 2009

Busking: cantando na rua...



Todos já sabem que Londres tem me fascinado em vários aspectos. Mas, arrisco dizer que o que eu mais gosto na cidade, é uma atividade que eles chamam de "Busking". Isso nada mais é do que cantores tocando e cantando nas ruas.
Onde mais me alegram?



Definitivamente, no metrô. Não tem nada melhor do que pegar os corredores lotados do metrô de Londres ouvindo uma musiquinha de ótima qualidade das partes mais variadas do planeta. Ontem mesmo, ouvi uma japonesa mandando muito bem na voz e violão.



Como os corredores subterrâneos do antigo metrô de Londres, são estreitos, aquele som se dissipa de tal forma e tem o grande poder de mudar o humor dos corações mais gelados que possam estar transitando por ali.



Busking é uma atividade regulamentada para a qual os profissionais precisam se registrar, atenderem a uma entrevista e aguardarem por ate 3 meses pra receberem uma licença que valerá por 6 meses. Depois disso podem tocar a vontade nas ruas e coletarem uns trocados. A prefeitura já deixam dermacados os locais onde eles podem trabalhar. Acho isso de uma dignidade e incentivo cultural formidáveis.



A minha alegria e o meu astral atingem o nível mais elevado de todos quando ouço os caras tocando músicas brasileiras. Canções como Águas de Março, Garota de Ipanema, Mas que nada e Ticotico no fubá eu já ouvi mais de uma vez... Abro um sorriso daqueles imediatamente.
E vocês acham que os músicos que tocam as nossas canções são todos brasileiros? Que nada! Já vi gringos dos lugares mais diversos executando nossas pérolas musicais no sax, teclado, violão, sanfona... Muito bom! Dá uma vontade de dar grana pra todos. E eles ganham bem passando o chapéu, sabiam? Li uma reportagem onde diziam que dá pra ganhar a partir de 200 libras por semana. Atingindo até 2 mil libras semanais.
Muito merecido!

No comments:

Post a Comment