Friday 24 April 2009

Idade da estupidez

No mês passado, rolou aqui o Festival Internacional de Documentários de Londres.
Eu curto muito os documentários. Se o assunto me interessa, então (sim, porque assisto os não interessantes também...rs...), aí a diversão é garantida.

O documentário que fomos assitir era o The Age of Stupid (A Idade da estupidez). Naquela sessão, logo após o final, houve uma rodada de perguntas e respostas com a diretora do filme. Eu achei super interessante.

O tema do The Age of Stupid é sustentabilidade, fim do mundo, aquecimento global. Basicamente a diretora nos mostra que se Estados Unidos e Europa não reduzirem seu consumo em 15 anos, repito, 15 anos, como acho que NÃO irão fazer, o nosso planetinha vai terminar sua aventura pela galáxia. Bom, pelo menos os humanos perecerão. Mas vocês devem estar pensando.... "Nossa! Deve ser uma chatice... Mais um documentário sobre o assunto, ninguém aguenta mais."
Mas eu achei que ela pegou o tema de uma maneira criativa visando abrir os olhos dos espectadores e levá-los à seguinte reflexão: "Peraí, eu não sou estúpido! Não posso ser conivente com isso".

Dentre as pessoas que perguntaram no final, houve uma mocinha que disse: "Já vimos muitos filmes mostrando o que não estamos fazendo pra salvar o planeta, você não acha que está na hora de mostrar o que estamos fazendo de bom pra que isso aconteça?"

Bom, a dica do The Age of Stupid é que saiamos às ruas pra protestar e exigir do governo leis que obriguem as pessoas a reduzirem o consumo, assim como o próprio governo deverá tomar medidas ecológicas. Agora, aí no Brasil, não temos dívida nenhuma com a Terra. Gente, se o consumo no mundo fosse um bolo de cenoura com cobertura de chocolate (humm.... saudade!), os EUA comeriam MAIS DA METADE, a Europa e a China o que sobra e nós, nós eu digo, todo o resto do mundo, ficamos com AS MIGALHAS.... Não é revoltante?

Bom, voltarei ao tema outras vezes porque tenho muita coisa pra comentar que de alguma forma se relaciona, por hora fiquem com o trailer do documentário:

No comments:

Post a Comment