Monday 27 April 2009

Só perguntas...

Muitos conflitos entre as pessoas ocorrem porque na maioria da vezes essas pessoas não dialogaram. E se dialogaram, muitas vezes apenas discutiram sem que nenhuma das partes escutasse verdadeiramente o que a outra tinha a dizer.
As pessoas atualmente têm a péssima mania de já nos ouvir imaginando o que vai nos dizer. Sempre comparam nossa história com a sua história pessoal que acham que pode servir de exemplo. Porém, cada pessoa tem suas particularidades, sua história e repertório. Generalizar situações de vidas e tirar conclusões simplistas torna-se então, um erro básico.
Estou muito aquém da pefeição e tenho plena consciência disso, mas uma evolução pessoal que percebi em mim, foi a capacidade que desenvolvi de perguntar, escutar e tentar entender verdadeiramente. Perguntar... perguntar... perguntar... Ficou pocesso com alguém? Pergunte. Não entende o porquë? Pergunte. Não ache, não suponha... PERGUNTE.
Perguntar é pefeito. Muitas vezes você acaba por ajudar ao seu interlocutor a repensar direito sobre o que ele está lhe dizendo. Longe de mim, começar a dar conselhos de auto ajuda por aqui...rs.... Na verdade, toda essa introdução é só pra mostrar o jogo do SO PERGUNTAS dos Improváveis e sugerir que pratiquem! Perguntar é uma habilidade muito grande. Como diria a minha amiga, Narly: "só pra eu enteder melhor..."

No comments:

Post a Comment