Thursday 30 April 2009

Vicente e o Adoniran

O documentario sobre a vida do sambista Adoniran Barbosa, dirigido pelo meu querido amigo Vicente Guerra acaba de sair do forno. E, claro, eu nao deixaria de divulgar isso aqui. Então, neste sábado, todo mundo ligado na Cultura às 21:30 OU procurem depois na internet, no site da cultura, Youtube, enfim, prestigiem meu amigo. Fica a dica!



A alma paulistana de Adoniran Barbosa

Documentário inédito da série Grandes Personagens Brasileiros, na TV Cultura, retrata a história do sambista que cantou São Paulo como poucos

A origem e a vida de um dos criadores do samba paulistano, Adoniran Barbosa, ganha a tela da TV Cultura neste sábado (2/5), às 21h30, quando a emissora leva ao ar o documentário João Rubinato, A História de Adoniran Barbosa, da série Grandes Personagens Brasileiros.

Dirigido por Vicente Guerra, com produção da TVi Televisão e Cinema, o filme mostra a trajetória deste grande artista que, apesar de não ter nascido na capital de São Paulo, tornou-se um paulistano de coração.

João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, nasceu em agosto de 1910, em Valinhos (SP). Filho de modestos imigrantes italianos foi um grande contador de histórias, além de humorista e ator. No decorrer da vida, tentou trabalhar como pintor, mascate, torneiro mecânico e garçom, mas não deu certo. Tentou entrar para o teatro e não conseguiu. Quis ser cantor no rádio, mas também não teve êxito. Depois de anos de persistência, tornou-se ator cômico na Rádio Cruzeiro do Sul.

Foi como compositor que seu nome ficou gravado na história, graças a sambas imortais como Saudosa Maloca, O Samba do Arnesto e Trem das Onze. Com seu jeito simples e muito bom humor, o irreverente compositor retratou em suas canções o cotidiano da população urbana de São Paulo e as mudanças na cidade trazidas pelo progresso.

Adoniran Barbosa morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos.

A série
A cada semana, sempre aos sábados, Grandes Personagens Brasileiros exibe o perfil biográfico de importantes nomes da música, dança, cinema, televisão, artes plásticas, teatro e fotografia.

Nas próximas edições, a série vai retratar a vida e obra de personalidades como Flávio Rangel, Marika Gidali e Fernando Mei­relles.

Grandes Personagens Brasileiros
Exibição: aos sábados, às 21h30

1 comment: